15.6.18

 

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) apresenta neste mês de junho uma intensa programação de eventos gratuitos e abertos ao público para promover a troca de informações e reflexões sobre os mais diversos temas.

Reprodução Ivo Gonzalez

 

De segunda (4/6) a sábado (9/6), a FCRB promove, em parceria com o Arquivo Nacional, a 2ª Semana Nacional de Arquivos, cujo tema é Governança, Memória e Herança. As inscrições podem ser feitas pelo E-mail. A iniciativa é uma das ações previstas no Plano Setorial de Arquivos (2017-2027), elaborado pelo Colegiado Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cultura.  

 

Na quarta-feira (6), será realizada a conferência O Estado Novo e os arquivos, breves reflexões, que integra a série de palestras Memória & Informação. A historiadora e arquivista Renata Regina Gouvea Barbatho, servidora da FCRB, apresentará aspectos da arquivologia ao longo do Estado Novo (1937 - 1945), tanto em relação aos impactos sofridos pelas instituições frente às inovações propostas pela reforma administrativa para a racionalização da máquina estatal quanto em relação a suas contribuições na construção do projeto de nação estado-novista. A palestra será às 14h30, na sala de cursos da Fundação, com entrada franca.

 

Na quinta-feira (7), a FCRB promove, dentro da série Perspectivas em conservação preventiva, a palestra Preservação e transformação, ministrada pelo arquiteto e urbanista Washington Fajardo. A atividade será às 17h, na sala de cursos, com entrada franca. Ex-presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, o palestrante vai contar sua experiência na gestão do patrimônio cultural durante a preparação para as Olimpíadas no Rio de Janeiro. 

 

No dia 13 de junho, a fundação realiza o debate Junho de 2013: 5 anos depois, das 13h30 às 17h30, na sala de cursos. O bate-papo terá como debatedores Henrique Silveira, da Casa Fluminense e do movimento Nova Democracia, e Julio Aurélio, pesquisador da FCRB e autor do livro Viver em rede. Em pauta, o questionamento da qualidade da representação política em geral e de serviços públicos essenciais.

 

No dia 14, a FCRB promove, às 17h, com entrada franca, a palestra Jornalismo popular: uma história, ministrada por Marialva Barbosa (UFRJ/CNPq). O objetivo é discutir os processos históricos de constituição do jornalismo popular, com ênfase nas estratégias narrativas adotadas por esse tipo de jornalismo, que teve seu apogeu no século XX, voltado para tragédias e dramas do cotidiano. O evento integra a série Pensar a imprensa.

 

EDITORIAS:
link do postPor Fram Martin Equipe formasemeios, às 23:21  comentar

Busca
 
Pesquise no site
Junho 2018
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
14

17
19
20
22
23

25
26
27
29
30


Sitios indicados
blogs SAPO